CONHEÇA O PRIMEIRO GAME DESENVOLVIDO PARA CRIANÇAS COM TDAH

17/07/2020 09:27

criança utilizando plataforma digital para acessar um jogo online.

Já imaginou um jogo de celular pensado e projetado para controlar os sintomas de uma criança com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)? A desenvolvedora Akili Interactive não apenas imaginou, mas tornou isso uma realidade. É a primeira vez que um game foi aprovado como tratamento terapêutico pelo FDA (órgão americano equivalente à Anvisa).

Primeiro vamos entender um pouco sobre TDAH. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Seus sintomas mais comuns são: desatenção, inquietude e impulsividade. Este tipo de transtorno atinge cerca de 4 milhões de crianças apenas nos EUA.

O jogo, batizado de EndeavorRX, foi desenvolvido visando melhorar a atenção de crianças de 8 a 12 anos diagnosticadas com este tipo de transtorno. O jogo em si, lembra muito outros jogos clássicos de aventura, como Crash Bandicoot, Spyro the Dragon ou Ratchet & Clank, onde os personagens tem uma missão, obstáculos, tudo muito colorido e com um ritmo empolgado. O que diferencia o EndeavorRX dos outros jogos, é que ele passou por sete anos de estudo clínicos para comprovar sua eficácia.  

Durante o este período de testes, a desenvolvedora Akili Interactive  aferiu que um terço dos pacientes com TDAH que jogaram o game 25 minutos por dia, cinco vezes na semana, por quatro semanas não tiveram picos da doença em pelo menos um dos testes de atenção objetiva. Esse avanço se manteve por cerca de um mês. Houveram efeitos colaterais também, como frustração, quando não se obtém sucesso no jogo, e dor de cabeça, devido a exposição em frente a monitores. Porém, todos esses efeitos são bem mais leves do que os causados pelos remédios. 

Imagina-se que os dados não sejam suficientes para sugerir que o jogo faça parte do receituário para tratamentos atuais para TDAH. Assim, espera-se que EndeavorRX, quando lançado ao público, será usado como um tratamento complementar aos tradicionais. Ainda assim, trata-se de um fato inédito.

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: