Volta às Aulas - Dicas para se preparar sem perder a diversão!

06/01/2020 10:13

É muito comum as pessoas ficarem um pouco perdidas no Volta às Aulas, são muitas dúvidas como: quando eu devo ir às compras? O que eu devo comprar? (quando a escola não disponibiliza a lista dos itens), como me programar? Devo levar meus filhos ou não? E por aí vai. Aqui na MN nós somos especialistas em Volta às aulas e vamos te ajudar com tudo isso (seja você mamãe, papai ou o aluno).

Volta às Aulas - Dicas MN Center

Primeiro é muito importante entender que a época de "Volta às Aulas" é um período muito conturbado emocionalmente para crianças e adolescentes. Sempre tem algo novo que causa um frio na barriga dos estudantes, seja uma escola nova, ou uma turma nova e/ou uma época de transição (como do ensino fundamental para o ensino médio ou do ensino médio para a faculdade), por isso é interessante que os pais considerem a opnião dos filhos nesse momento para que estes sintam-se mais confortáveis nesse momento.

Quando devo comprar?

As escolas tendem a iniciar o ano letivo "juntas", isso facilita a vida dos docentes, dos alunos, dos pais e dos terceiros envolvidos (como motoristas de transporte escolar, comerciantes de papelaria, entre outros). Contudo, apenas as escolas de rede pública (estadual e governamental) possuem exatamente a mesma data para retorno (para os paulistano, podem conferir mais informações nesse link), então é responsabilidade do responsável ou do aluno conferir na escola o retorno das aulas. Algumas famílias tem a possibilidade de estender suas férias até o final de Janeiro, por isso esse período é mais movimentado para as lojas de papelaria, então para evitar filas é melhor escolher datas nas primeiras semanas do mês. Além disso os dias mais favoráveis para as compras são entre segunda e quarta, esses dias são menos movimentados e é mais fácil encontrar os itens que deseja.

crianças na escola

Devo levar meu filho(a) para as compras?

Psicólogos infantis alegam que as crianças começam a desenvolver senso crítico aos 6/7 anos, mesma idade em que iniciam o ensino fundamental I, é nessa idade que os pais costumam identificar que os filhos já não aceitam mais "tudo" que eles (pais) querem. Alguns desenvolvem esse instinto mais cedo e, aos 4 anos já querem escolher as próprias roupas e os próprios "hábitos". As vezes é difícil sair com crianças muito novas, elas ficam angustiadas em determinados lugares e podem se sentir mal, por isso não é necessário levar os pequenos nesse período, mas é importante levar os seus gostos e opniões em consideração. Crianças mais velhas, a partir dos 10 anos, já estão mais habituadas aos ambientes de comércio e muitas delas QUEREM ir, nesses casos é importante levá-los (quando possível, claro), pois isso auxilia no amadurecimento dos pequenos.

Mochila com materiais escolares

O que devo comprar?

As escolas particulares - em sua maioria - fornecem aos pais uma lista do que devem comprar para os pequenos e para a escola (quando a escola pede materiais para atividades extras), mas as escolas públicas não utilizam esse método. Muitas escolas fornecem material escolar para os alunos da rede pública, mas não são todas, então alguns pais e alunos não sabem exatamente o que é necessário para o volta às aulas (principalmente em períodos de transição), então confira alguns itens indispensáveis em qualquer idade:

- Mochila: não é um item que precisa ser comprado todos os anos, mochilas reforçadas duram em média 3 anos, então as vezes um produto "mais caro" sai mais barato se for levado em consideração a durabilidade;

- Caderno: os pequenos utilizam cadernos de brochura (aqueles costurados, que não perdem as folhas), mas conforme os anos vão passando é preciso acompanhar o aprendizado das crianças para que comecem a utilizar cadernos argolados (que são mais utilizados no decorrer da vida acadêmica);

- Estojo: esse é o terceiro item de maior importância para os estudos, assim como as mochilas eles têm maior durabilidade, por isso não é necessário comprar todos os anos caso o antigo esteja em bom estado, mas eles são muito importantes para os pequenos desenvolverem a organização, entendendo que os itens menores são mais frágeis e devem ser mantidos separado.

Outros itens como tesouras, réguas, lápis, etc. são importantes, porem dependem do período que o aluno se encontra, dessa forma quem "decide" o que é importante em cada momento são os próprios alunos, de acordo com suas preferências.

Para aqueles que querem economizar nesse Volta às Aulas temos uma promoção incrível: nas compras acima de R$ 200,00 em itens de Papelaria com + R$ 19,90 você leva uma reforçada mochila, gostou? Então venha em alguma de nossas lojas conferir, a promoção é válida apenas nas lojas físicas e a quantidade é de UMA mochila por CPF devido o estoque limitado.

Gostou das nossas dicas? Deixa seu comentário!