VOCÊ SABE DESCARTAR O LIXO CORRETAMENTE?

10/08/2020 12:53

Estima-se que em nosso país cerca de 250 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente e aproximadamente, 10% desses materiais gerados no país ficam no município de São Paulo. A megalópole produz, todos os dias, 12 mil toneladas, o equivalente a 3,6 milhões de toneladas por ano. É tanto lixo, que seria possível cobrir até 53 metros de altura de toda a avenida Paulista, principal via da cidade.  

Pessoa descartando lixo reciclável em local adequado

Para compreender melhor essa questão é preciso entender a realidade do lixo na cidade. O mundo ideal seria que o paulistano descartasse os materiais corretamente, dividindo o lixo em dois: comum e reciclável. Isso possibilitaria a reciclagem de 40% dos resíduos e uma economia de 600 milhões de reais por ano.  

Além disso, se nos atentarmos e realizarmos a separação adequada dos objetos, podemos reduzir a extração dos recursos naturais retirados da natureza, poupar água e energia e, claro, contribuir com a diminuição do volume de lixo.  

Que tal aprender um pouquinho sobre o descarte consciente do lixo para que possamos criar esse hábito em casa com os pequenos? Afinal, um mundo melhor para nossas crianças deve partir de nós mesmos. 

 

1. Procure saber como funciona a coleta seletiva em sua cidade.  

Em alguns lugares, o poder público fornece um sistema de coleta seletiva de porta em porta. Nesses casos, basta ficar por dentro dos dias que a coleta passa em seu bairro para que seus descartes possam ser recolhidos. Em outras localidades, no entanto, não existe esse tipo de sistema. Nesse caso, o ideal é procurar saber onde fica o ponto de coleta mais próximo da sua casa.  

 

2. Depois disso, é importante saber a forma correta de separar seu lixo.  

Materiais como papel, metal, vidro e plástico devem ser separados da matéria orgânica (restos de alimentos) ou demais resíduos. Uma forma bem legal de fazer isso, é chamar seu pequeno para colorir as lixeiras de casa de acordo com cada tipo de material que será descartado.  

 

Azul: papel e papelão  

Vermelho: plástico  

Verde: vidro  

Amarelo: metal  

Laranja: resíduos perigosos  

Roxo: resíduos radioativos  

Marrom: resíduos orgânicos  

Cinza: resíduos não recicláveis, misturados ou contaminados  

 

3. Embalagens devem ser arrumadas de acordo com o tipo de lixo descartado  

Caso seja necessário, as embalagens devem ser lavadas e os materiais cortantes devem ser embrulhados corretamente para não causar cortes.  

4. Alguns materiais orgânicos, apesar de não serem recicláveis, podem ser reutilizados de outras maneiras.  

Cascas de frutas e vegetais, por exemplo, podem ser depositados em uma composteira ou diretamente na hortinha de casa, tornando-se ótimos adubos para alimentar as plantinhas! 

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: